sexta-feira, março 02, 2012

VOTO DE ALCEU AMOROSO LIMA

(Tristão de Ataíde)
Membro da Comissão Julgadora do Concurso de Contos e Novelas do “Prêmio Afonso Arinos”

a) “José Afrânio Moreira Duarte é um intimista de cores e alusões sutis, que se revela nestes seus novos contos um mestre na psicologia dos entretons literários”. 

b) “Por sua vez, Lázaro Barreto, com “A Cabeça de Ouro do Profeta”, dentro da linha fantástica do realismo mágico que vai de Edgar Poe a Júlio Cortázar e Clarice Lispector, se mostra um contista de grande originalidade, forte e sugestivo, que honra o jovem grupo de Divinópolis, como houve, nas origens do Modernismo, o grupo de Cataguases” Rio de Janeiro, 1969. 

O livro foi publicado no ano seguinte, em Belo Horizonte, pela Imprensa Oficial.

1 Comments:

Blogger josé roberto balestra said...

Ôi Lázaro, como vai? Saudades, hem?

E com'é qu'eu compr’um exemplar de “A Cabeça de Ouro do Profeta” nesses dias atuais? Espero resposta.

Olhe, estou terminando de ler "Correspondência - Machado de Assis e Joaquim Nabuco", organizado por Graça Aranha, publicado pela ABL.

O prefácio desta minha edição (3ª), de Josué Murilo de Carvalho, é uma verdadeira obra a parte. Ricamente bela!

Estou mais encantado que nunca com os dois, MA e JN, o respeito que havia entre ambos e a literatura e os cuidados que tinham pela ABL.

Confesso-lhe: Machado de Assis realmente é um gênio iluminado, porém eu conhecia pouco da personalidade e feitos de Joaquim Nabuco. Agora não. Agora respeito a ambos nas suas grandezas nacionais.

Fico cá pensando a razão pela qual JOAQUIM NABUCO não é ensinado nas escolas de 1º e 2º graus. É um exemplo singularíssimo de homem absolutamente patriota e carregado de fé cristã. Digo isto porque em regra a gente nota que os intelectuais de hoje, e que se dizem nacionalistas, desprezam a fé como se ela fora um demérito, esquecendo-se de discernir fé de religião, coisas pra mim distintas.

Creio que você já leu “Correspondências...”. Mas se não, faça como eu, vá a um sebo (rsrsrsrs)...

Abraços

7:21 PM  

Postar um comentário

<< Home